Editora da OSESP

Sobre a editora

      O cultivo e a promoção da música brasileira são missões da Osesp, desde sempre. A Osesp toca e grava música brasileira regularmente, e encomenda, em média, quatro obras por Temporada a compositores do Brasil. Nossa música faz parte dos projetos educativos e de formação de plateia; e tem papel importante em programas dos grupos corais e de câmara, sem falar nas turnês nacionais e internacionais, e no Festival de Campos do Jordão. A Editora da Osesp é um braço fundamental desse esforço, publicando todo ano mais de uma dezena de obras de autores brasileiros, do presente e do passado, que desse modo se tornam facilmente acessíveis a qualquer interessado, de qualquer parte do mundo.

      A edição de partituras, no país, permanece um desafio. Tanto maior nosso empenho e tão mais compreensível nosso orgulho em ver a Editora da Osesp cumprindo sua tarefa, há duas décadas. Para além das publicações em si, merece realce o trabalho de revisão musicológica realizado pela dedicada equipe do Centro de Documentação Musical da Osesp, diretamente ligado à Editora, inicialmente a cargo da musicóloga Maria Elisa Peretti Pasqualini e desde fins de 2011 coordenado pelo maestro Antônio Carlos Neves Pinto. Também cabe apontar, aqui, a relevância das gravações ao vivo de grande parte das obras, disponíveis no Selo Digital Osesp, com acesso livre (osesp.art.br). Especialmente no caso de obras encomendadas, a combinação de gravações com edição das partituras pode ser um instrumento importante na difusão dessa música.

      “O critério da Música Brasileira pra atualidade deve de existir em relação à atualidade”, escreveu Mário de Andrade no Ensaio Sobre Música Brasileira (1928). “A atualidade brasileira se aplica aferradamente a nacionalizar a nossa manifestação [...] sem nenhuma xenofobia nem imperialismo.” Quase cem anos depois, suas palavras continuam valendo. Mudou a realidade, mas o empenho tem de ser o mesmo: renovar as formas de construir uma civilização brasileira. Editar obras musicais faz parte desse infinito projeto. O resto é com os músicos, a quem dedicamos cada nota de cada obra neste catálogo.

 

                                                                                               Agosto de 2021

Arthur Nestrovski

xw